Desde que eu fui AuPair nos USA, sempre tive a vontade de morar fora. Mas as coisas vão acontecendo e você acaba focando em outras coisas como no trabalho, amigos e a sua vida, em meu caso, na caótica São Paulo.
Desde sempre, viajar sempre foi uma paixão e vivenciar culturas diferentes é uma das coisas que eu mais gosto nessa vida, e vivenciar essa cultura internacional me move e no final das contas, eu tive a sorte de trabalhar em empresas que me deram essa experiência com pessoas de fora e viajar muito a trabalho.
Mas durante a pandemia, e com mais tempo nas mãos, resolvi investir em mim mesma terminando o meu MBA e começando aulas de francês. Eu tinha muita certeza do que eu queria, e isso é o que te dá forças para não desistir de procurar um job. E esse é um tema que muitos empregadores pesam ao entrevistar um estrangeiro (posso fazem um artigo só sobre isso também), e nem estou levando em consideração a questão do visto que posso abordar em um outro texto.
Morar fora é recomeçar e eu sei que para muitos é um sofrimento. Ficar longe da família e dos amigos, literalmente vender tudo que você tem, chegar em um país novo, com comidas e costumes diferentes e estar muito sozinho. Essa é a realidade de morar fora, você não sabe nem pagar uma conta. Mas em compensação, se é um sonho para você não será um problema e sim algo que você terá que lidar.
ANTES DE PROCURAR UM JOB LÁ FORA, VOCÊ DEVE SE PREPARAR
Sim, preparação é importante, pois esse não é um processo do dia para a noite. A primeira dica, e a mais valiosa é: TENHA MUITA PACIÊNCIA!
Depois de ter muita paciência, você precisa TER FOCO! Sim, pois as coisas vão acontecer no tempo que elas devem acontecer e é um longo, mas recompensador, processo.
Agora vamos para as dicas mais práticas. Antes de começar a procurar um trabalho no exterior, você precisa pesquisa e entender quais as qualidades que as empresas pedem ao contratar alguém. Ter uma boa experiência de trabalho conta muito e eu acredito que esse seja um dos fatores mais importantes, além disso ter cursos de pós-graduação sempre jogam a favor também. Minimamente, você precisa ter um curso de graduação para pleitear um visto de skilled worker.
Outro fator que pode te colocar lá em cima é a língua. Sim, ter um bom inglês é primordial para qualquer vaga que você procure aqui e sem isso fica muito difícil. Se você sabe um espanhol também ajuda e saber falar a língua do país que você está, no meu caso o norueguês, não é mandatório mas te abre muito mais portas.
Num bom resumo, podemos dizer que antes de começar a mandar CVs por aí, você deve:
- Focar em alguns países
- Ter um bom inglês ou começar a estudar a língua
- Tenha muito foco e paciência, pois as coisas levam tempo
- Sua experiência no Brasil é muito levada em consideração
- Faça cursos que enriqueça seus conhecimentos
VOCÊ NÃO FALA NORUEGUÊS E ARRUMOU UM TRABALHO NA NORUEGA? SIM!
Vamos dizer que a minha situação é mais rara, mas acontece! Mais do que imaginamos. Eu trabalho hoje numa empresa que a principal língua é o inglês e isso foi fundamental para eu poder trabalhar aqui. Por isso eu digo o investir no inglês é muito muito importante.
Isso não quer dizer que eu deixei o norueguês de lado. faz quase um ano que eu faço aulas de norueguês e ainda sim eu sinto que não sei quase nada. O meu foco nas aulas é abrir portas no mundo corporativo e realmente poder me comunicar com os nativos, de uma forma mais natural.
ONDE PROCURAR UM TRABALHO?

A forma mais fácil de procurar um trabalho fora do país é ter seu alerta no LinkedIn. Assim, você consegue ter um bom rastreio das vagas que estão abertas. Mas além do LinkedIn, o que mais eu devo fazer?
- Escolha o país, ou os países
- Estude o que as empresas pedem nos anúncios
- Faça um CV online (como uma página no Wix, por exemplo) e mantenha seu Linkedin atualizado
- Seja ativo no LinkedIn
- Entre em contato com heads da sua área e se apresente – essa dica aqui funcionou para mim.
- Pesquise sobre as páginas locais que as empresas costumam postar as vagas
Não há uma receita de bolo para você conseguir seu trabalho fora do país e há outras milhões de maneiras de conseguir. Você pode ser transferido, você pode estudar fora e depois conseguir um trabalho e assim vai.
Eu achava que era impossível isso acontecer, mas com paciência (isso eu vou repetir mil vezes!) e foco, as coisas acontecem! Não percam a fé e estudem, se dediquem para isso!


Deixe um comentário